segunda-feira, 26 de abril de 2010

Papo com a Galera : Airton Buriti


1 - Quando viu  o River jogar pela primeira vez ?
Se não me engano, foi numa partida pelo estadual de 1988 ou 89. Já faz algum tempinho!
Recordo-me que havia um centroavante de nome Pita ou Piter. Era alto e bom de cabeceio. Entre 1988 e 1998, poucas vezes fui aos jogos do River.


2 - Tem simpatia por outro time de futebol?

Na verdade, fui apresentado ao futebol no começo dos anos 80. Meu Pai é Riverino (Inclusive chegou a fundar um time de nome River na minha cidade) e torcia tb pelo Botafogo e gostava muito do Galo Mineiro. Como podem ver sofri, com louvor, influencia por esses dois times.
Nesse tempo, eu só conhecia o River pelo nome, mas já era um riverino mesmo sem ter visto ou escutado o time jogar. Ele sempre foi botafoguense, desde os tempos de Didi, Garrincha, Amarildo e por aí vai. Certa feita, fez uma viagem a Minas Gerais e me trouxe de presente uma equipe do Atlético Mineiro. Foi paixão à primeira vista, pois, o Galo Mineiro tinha o melhor time daquela época. João Leite, Luizinho, Chicão, Ormar, Cerezo, Palhinha, Reinaldo e Éder. Time esse que foi único que bateu de frente com aquele Flamengo de Zico e cia. Inclusive chegou a ser roubado descaradamente numa final de brasileiro pelo então árbritro flamenguista, José Roberto Rayte.
Como perceberam, minha RAIVA pelas cores rubro-negras chegou 1º que a paixão pelo River!



3 - O que te fez ser torcedor do River  ?
Como havia dito, já era riverino desde cedo, entretanto, só pude ver o time jogar quando vim morar em Teresina (com 13 anos) em 1988. Nesse tempo já torcia pelo River, mas o primeiro título do clube que assiti foi o de 1996 em cima do bom time do Corissabá, no Lindolfo Monteiro. Todavia passei a ser um torcer NATO depois que, a convite do meu Pai, fomos assistir a posse do então Presidente Ciro Nogueira em 1998 ou 99. Até então, nem o hino do time eu sabia cantar. Quando em certo momento da festa de posse a Bandinhas que lá estava começou a tocá-lo, arrepiei-me como nunca havia acontecido por time nenhum. Daquele momento em diante, passei a ser DE FATO, um autêntico torcedor do River, mais até que meu Pai, diga-se de passagem.

4 - 3 Gols Inesquecíveis?
  - O de Alessandro na final de 2000 no Albertão contra o 4 de Julho.
  - O de Lira contra o Flamengo do Rio pela Copa do Brasil.
  - O de Zezé, de falta, na final do estadual de 2007 contra o Barras.


5 - 3 Jogos Inesquecíveis?

  - O jogo mais importante de todos e que me marcou bastante do River, foi contra o Botafogo em Bacabal pela Copa do Brasil. Aquela vitória foi MAIÚSCULA.
  - Outro foi contra o Vitória-BA pela Série "C" de 2006. Nunca havia visto o Lindolfo tão cheio.
  - Mais recetemente foi a final do estadual de 2007 contra o Barras. Não tenho medo de dizer que, aquele River, foi o melhor que já tive a oportunidade de ver jogar.

6 - O que falta para o River retornar ao cenário nacional?
  Falta aos dirigentes fazerem a coisa de forma mais profissioanal. Não somos pequenos, mas a diretoria vem levando ultimamente o time como se pequenos fossemos, ou seja, no "banho-maria".



7 - Está de acordo com a atual gestão do clube ?
Confio muito na pessoa do nosso atual Presidente, entretanto, somos sabedores que, por lá, não tem ninguém que REALMENTE entende de jogadores, seja na forma de contratar, seja na forma de lidar. Isse é o mais grave defeito da gestão Elizeu no River. Fora isso, é uma pessoa totalmente confiável a axcessivel.
8 - Já pensou em desistir do River ?
Desistir de ir aos estádios pelo fato do time ser uma lástima, por várias vezes, mas deixar de lado a minha paixão pelo clube, jamais. O River é grande e tem uma história linda. Me indentifico muito com tudo isso.

9 - O que significa o River pra você ? 

O River, na verdade, é a minha segunda família, e família é tudo. A minha identidade está ligada umbilicalmente ao River. Os bons amigos que tenho e uma grande parte das amizades que já fiz, foi envolta do River. Como havia dito anteriormente, comecei torcer no futebol para Botafogo e Atlético Mineiro, entretanto, com o passar do tempo, comecei a entender que, torcer pelo time da sua cidade, do estado e da sua região, é o que na verdade faz sentido. Não que hoje em dia não torça para eles, entretanto, torcer é uma coisa bem diferente de AMAR. Pois é, torço, gosto, adimiro certas vezes os dois mas, amar mesmo, só o MEU RIVER.

Um comentário:

  1. Show de bola o blog. Parabéns pela iniciativa. Um abraço, Reinaldo Barros Torres. piauiesportes.futblog.com.br

    ResponderExcluir