terça-feira, 1 de março de 2011

River completa 65 Anos de Fundação. Parabéns River !


Hoje, 1º de março de 2011, o River Atlético Clube completa 65 anos de fundação. Fundado por um grupo de estudantes do colégio "Ginásio Leão XIII", à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, se reuniu, para tratar da fundação de uma sociedade desportiva que tomaria o nome de Ríver Atlético Clube.

O primeiro registro histórico data de 15 de fevereiro de 1948. Nesse dia foi disputado o primeiro jogo foi disputado do Ríver contra o Amarantino. O primeiro gol do Ríver foi marcado, nesse jogo, por Antônio Freire (Freirinho). O jogo foi realizado na cidade de Amarante-PI e o Ríver ganhou por 4x3. Quase um mês depois, em 12 de março de 1948, houve a chamada 'reogarnização' do clube, liderada por Afrânio Messias Alves Nunes (Presidente mais vitorioso do Ríver - 11 títulos). Em 15 de março de 1948, o Ríver já havia sido admitido na Federação Piauiense de Desportos. No mesmo ano, disputou o campeonato da temporada, do qual sagrou-se campeão. Em 1967 o Ríver Atlético Clube inaugura sua sede própria no Bairro dos Noivos, área nobre da Capital Piauiense. Afrânio Nunes, mais uma vez, foi o mentor do projeto da sede.

Campeão do CentenárioO ano de 1952, era considerado o centenário de Teresina, foi marcado por um torneio que reuniu os times do Ríver e Botafogo (ambos de Teresina), Comercial (de Campo Maior), Ferroviário (de Parnaíba) e Sampaio Corrêa-MA. O Ríver conquistou o titulo ao vencer o Botafogo por 3-2.



(Poster da Revista Placar com o River Campeão Piauiense de 1989)

Quebra de Jejum

Em 1973, o Ríver estava há 10 anos sem ganhar um título piauiense. Naquele ano, Afrânio Nunes montou um time mais forte que o Flamengo e Tiradentes, que estavam no auge na época. A decisão foi numa quarta feira à noite, no Estádio Lindolfo Monteiro.



A final foi entre Ríver e Tiradentes que terminou em 0-0 no tempo normal e na prorrogação. A decisão foi para as grandes penalidades e na quinta cobrança Derivaldo marcou o gol que deu titulo ao Ríver. A torcida invadiu o campo e arrancou as traves e levou para sede. Os jogadores do time campeão foram: Nilson, Bruno, Nelson, Osíris e Luizinho; Gerson Andreoti, Chubinho e Derivaldo; Botelho, Cesar e Batistinha.



Por todas as adversidades daquele ano, esse foi considerado o maior time do Ríver de todos os tempos.

(Simão Teles Bacelar, O Sima, o maior goleador Piauiense com mais de 900 gols)

Em 1977, foi realizado o maior campeonato piauiense de todos os tempos, quebrando recorde de público e renda, levarando 100 mil pessoas ao Albertão. Na terceira foram 40 mil e o clássico terminou empatado em 2-2. O gol do título foi marcado por Derivaldo.

 

(River Campeão Piauiense de 2007)

Último Título Tricolor

Em 2007 , sob o comando do técnico Luis Fernando Polozzi, o River conseguiu a conquista do Campeonato Piauiense daquele ano. Neste ano o River pedeu apenas 1 partida no Estadual e contagiou Teresina com sua campanha, infelizmente na Série C o time teve desfalques de seus principais jogadores: Osvaldo e Wanderson, assim não correspondendo às expectativas do público piauiense e sendo eliminado logo na 1ª fase da competição. No ano seguinte o River esteve na Copa do Brasil e conseguiu o feito inédito de chegar até a 2ª fase da competição, onde enfrentou e venceu o Botafogo-RJ por 2 a 1 em Bacabal(o Estádio Albertão estava interditado) e perdeu por 2 a 0 a partida de volta no Rio de Janeiro.


Atualmente, o River conta com um Centro de Treinamentos no Portal da Alegria(adquirido após venda da antiga sede da avenida Arêa Leão) com campos de futebol em dimensões oficial, piscina, ginásio poliesportivo e um ônibus rodoviário. É projeto da atual diretoria, conseguir chegar até a Série B em um período de 6 anos.



Sigam o BLOG também no TWITTER: www.twitter.com/river_40graus

2 comentários:

  1. Parabens meu amor, parabens minha vida, cmo estou feliz p/ te ver aos 65 anos c/ tantas glórias e desejando te ver conkistando + e + glorias meu RIVER ATLÉTICO CLUBE, parabéns

    ResponderExcluir
  2. Ta faltando seriedade no comando do clube,não é possível que um clube como o Ríver,tenha que viver apenas do passado,Ai está o Sampaio Correa do Mranhão que foi reerguido,ta aí o ICASA do Ceará,que ta praticamente na série B e só os piauienses,que vão ter que viver das lembranças dos campeonatos dos anos 70?

    ResponderExcluir