quarta-feira, 5 de maio de 2010

Assim nasceu o Rivengo.

Quando River e Flamengo foram fundados, ainda não havia a imensa rivalidade que hoje contagia o clássico do século no futebol piauiense,mesmo porque um nasceu bem antes que o rival. O Esporte Clube Flamengo surgiu no dia 08 de dezembro de 1937, e por vários anos dividiu a hegemonia do futebol piauiense com o Botafogo,este,sim,seu primeiro desafeto.Quando o River Atlético Clube foi fundado, em 1º de março de 1946,sua existência se resumiu à parte burocrática.Reorganizado em 12 de março de 1948,só então entrou em campo para disputar jogos oficiais e amistosos.

 O primeiro jogo do campeonato, justamente contra o Flamengo, terminou empatado.Passaram-se os anos e o Flamengo,enfraquecido,não alimentava qualquer rivalidade com a nova associação.Tanto é verdade que o rubro-negro terminou por fechar suas portas em 1952.Ficara, tão somente, o registro de alguns embates,sempre favoráveis ao River.

Em 1959, o Flamengo foi rativado e voltou a disputar o campeonato piauiense, mas só veio a enfrentar o River em 1960,uma vez que o campeonato entrou pelo ano seguinte. Começando tudo de novo, o Flamengo ainda teve que assistir seu adversário ganhar os titulos de 59,60,61,62 e 63, até desbancá-lo ano da Revolução -1964, acabando o estigma de Eterno Campeão do time tricolor.Ali, de fato,começava a grande rivalidade entre tricolores e rubro-negros.

Fonte: Rivengo , o clássico do século (Severino Filho,Buim)

Domingo(09.05.) às 17horas no Estádio Albertão , Mais um Rivengo para a história.

2 comentários: