quinta-feira, 1 de março de 2012

River completa 66 anos : Algo a comemorar ?


Fundado em 1ºde março de 1946 por um grupo de estudantes do Ginásio Leão XIII, à época dirigido pelo professor Antilhon Ribeiro Soares, o River Atlético Clube sagrou-se o maior campeão do futebol piauiense conquistando ao todo 27 títulos estaduais e outros torneios.

A crise de dirigentes do futebol piauiense principalmente dos times da capital também afetam o River. Nos últimos 22 anos o River só conquistou 6 títulos(96,99,2000,01,02 e 07) e sendo o último em 2007. Em contrapartida, os times do interior conquistaram 13 taças de campeão e o seu rival Flamengo apenas 2(2003/09). O outro título foi do Tiradentes em 1990.

A falta de títulos seria um dos fatores pela redução do público nos estádios da capital ? As boas participações de River e Barras nas Séries C de 2006 e 2007 respectivamente provaram que o torcedor piauiense apóia o clube quando é mostrado um bom futebol. Nessas épocas, os estádios eram cheios e o apelo popular era forte. A última participação do River em competição nacional foi na Copa do Brasil de 2008 onde o Tricolor foi até a 2ª fase, esbarrando no Botafogo-RJ.

A ausência de incentivo ao novo torcedor e até mesmo aos que ainda persistem, também tem afastado bastante o público dos estádios. Não temos o luxo de poder  ir a sede social nos finais de semana com a família. Não encontramos produtos com a marca River (exceto camisa) ou qualquer outro clube piauiense nas vitrines e lojas de esportes da cidade.

O Futebol piauiense nos últimos anos tem sido bem "folgado" durante o ano. É comum os clubes apenas participarem do Estadual e depois desativarem os times e apenas voltarem no outro ano. Um tempo tremendo de férias e nenhuma atividade, o que também não ajuda para o interesse do torcedor em manter o sentimento. E muito se repete a máxima de trazer 11, 22 jogadores de fora e pouco aproveitar a prata da casa mas como aproveitar se inexiste o trabalho de base e revelação de valores ? 

Qual a última vez que foram veiculados os Gols do Campeonato Piauiense em rede nacional ou pelo menos o anúncio de resultados ?  Quais emissoras locais destinam tempo de sua programação ao futebol local ? Quantas FM transmitem os jogos de futebol locais ? Qual a última capa de jornal a expor e destacar algum clube piauiense ? A Imprensa também tem sua parcela de culpa nessa história ou não ?

Hoje são completados 66 anos do River Atlético Clube, O Eterno Campeão. Algo a comemorar ? Nem mesmo alguma solenidade ou reunião com torcida e imprensa é feita pelo clube. Mais uma vez passa em branco. Resta torcer e cobrar nos estádios para que a diretoria atual possa trabalhar e o River chegue ao lugar que lhe pertence. Saudações Riverinas Torcida Tricolor !

Recordar é viver ! - Abaixo o teaser do DVD River Campeão 2007 :

http://www.youtube.com/watch?v=dijTi12w6Qo

Nenhum comentário:

Postar um comentário